Cenário de RPG - Véu de Maya
O cenário é uma Terra com seres sobrenaturais que surgiram nessa dimensão vindas de outras.
A maioria das pessoas não consegue ver através do véu (membrana) da realidade que fica ao redor de seres não naturais e eventos anormais em nosso plano. Para conseguir transpor o véu é necessário ter em si alguma energia ou percepção espiritual, ou ainda caso seres ou fenômenos rasguem o véu.
A realidade em que vivemos pode ser alterada por eventos cósmicos que estão a acontecer, tanto trazendo elementos de outros mundos quanto modificando o nosso de maneiras estranhas.
Seres sobrenaturais são raros, a maioria desses é percebida como seres comuns por meio da ação do véu de Maya. Se o ser passa muito tempo na realidade da Terra ela acaba por se acostumar com a realidade impingida pelo véu e ir aos poucos se normalizando.
O véu funciona por camadas, em geral, quanto maior a camada mais difícil de perceber o ato sobrenatural sendo necessária maior percepção sobrenatural.
Quanto menor o véu menor percepção sobrenatural é necessária. Pessoas são induzidas pela realidade para racionalizar atos inexplicáveis (pelo menos por vezes).
A magia é muito rara e também sofre efeitos do véu, a realidade as vezes impede que se fale ou se mostre o sobrenatural, ela "age" de forma ativa tentando forçar a normalidade da realidade a preço de seu próprio rompimento.
Apenas pessoas das mais altas ordens de religiões e governos sabem sobre o véu e, em geral, querem o manter.
O véu é reforçado ou modificado pela mentalidade das pessoas e crenças da época em que vivem.
Existem seres sobrenaturais há muito tempo e o véu teve características distintas ao longo da história, podendo ter sido mais forte em um tempo e mais fraco em outros o que permitia que o sobrenatural pudesse ser percebido no passado.
Figuras mitológicas podem ter existido e podem ainda existir mas nem tudo é conhecido abertamente, cada existência é pensada isoladamente.
A realidade pode tentar alterar textos e memórias ou elementos perenes, tanto a nível individual como em grupos (alguns outros podem lutar e conseguir ter a verdade). Ela age em todos meios de comunicação, influenciando as pessoas, redes sociais e outros modos.
Ela pode impedir que se falem ou se comuniquem algum tópico e está quase sempre observando as pessoas.
A realidade acaba agindo como uma entidade que tudo permeia, mas que é limitada por regras ( ela não tem poder absoluto e sua capacidade de observação, geralmente pelos olhos de seres sencientes, é limitada).
Os personagens do jogo tem alguma percepção sobrenatural e trabalham como detetives como um grupo independente, seu maior cliente é a ONU, mas pode receber trabalhos de outras organizações também. A realidade os escolheu de modo que ela retrai o véu em certos momentos para eles ou fornece condições para que vejam através do véu em certos momentos.
Os personagens não sabem que a realidade "mexeu seus pauzinhos" para unir o grupo com interesses similares. O grupo recebe financiamento da ONU, tendo seu maior contribuinte nela.
O grupo tem acesso a um prédio em que várias pessoas trabalham para resolver problemas locais e globais relacionados a seres sobrenaturais e outros problemas importantes. a base do grupo apesar disso é em um local mais modesto.
Os personagens tem visões sobre atos futuros e a realidade pode catapultar o grupo para o passado, dando o futuro como premonição sendo interpretado dessa forma por eles.
O grupo esconde um artefato poderoso que foi encontrado por eles próximo ao mar morto em uma missão, é uma tabuleta negra em que aparecem informações e profecias para impedir o fim do mundo. Eles a guardam no subsolo da casa em que usam como escritório. Ela tem alguma relação com os manuscritos do mar morto, por manipulação da realidade a tabuleta não se mostra ou é acessível a mais ninguém além de quem ela escolhe.
No mundo em que vivem há portais e alguns outros podem ser abertos de modo aleatório. Há locais de outras dimensões que tem relações diplomáticas com a ONU. Seres podem aparecer aleatoriamente por causa de flutuações na conjunção de realidades. Há linhagens na Terra se seres de outras espécies, inclusive que formam famílias.
É possível também experienciar "glitches na realidade".
Os personagens podem ter poderes que surgem por vários motivos: mutações, magia, ser de outra realidade, ser de alguma linhagem sobrenatural na Terra, o jogador escolhe a origem de suas habilidades sobre humanas, podendo usar inclusive a origem em vinda de outro mundo.
Algumas criaturas que chegam na Terra tem a linguagem modificada de forma automática pela realidade.
Existem teorias de que nada disso seja real e que na verdade sejam efeitos de paranoia de pessoas. Em geral a realidade tende a estar de acordo com a crença e consenso de uma dada época.
"O símbolo do véu tem um significado duplo e aparentemente incoerente já que pode ser tanto uma forma de revelar ocultando ou uma forma de ocultar revelando. Tudo o que é oculto em parte, como a maior parte dos mistérios, convidam ao conhecimento. Por outro lado, tudo que é demasiado revelado pode-o ser para deliberadamente ocultar algo. O ato de esconder a realidade das coisas em sua essência, vem da sabedoria hindu, que diz que o mundo não é exatamente aquilo que vemos, e sua realidade talvez não seja o que somos levados a crer".
[Respostas a Perguntas]
- P:Você poderia dar exemplos de quando cada camada age?
- R: Em geral todo ser não natural da Terra tem um véu sobre si. Por exemplo, se um homem lagarto surge na Terra, talvez por meio de abertura de algum portal, ele é envolto pelo véu, só quem tem percepção sobrenatural passiva 11 consegue o observar, neste caso é dito que sua classe de dificuldade (CD) é 11. Em geral seres que surgem na Terra vindo de outras dimensões, que tenham aparências muito diferentes ou poderes tem CD 11 de percepção sobrenatural. Outros seres podem ter CD maiores ou menores, magias podem eventualmente aumentar ou reduzir tais dificuldades. A percepção sobrenatural passiva de pessoas comuns é 10, então elas não conseguem observar tais seres. Personagens de jogadores começam com pelo menos percepção sobrenatural passiva 11 (caso o jogador escolha ter valor menor pode ser negociado, valores maiores podem ser comprados por pontos). A realidade escolhe o CD de percepção sobrenatural para observar seres sobrenaturais.
- P:Nossos personagens tem alguma noção dos limites da realidade e quais regras ela segue?
- R: Magias que alternam a realidade, por exemplo, não são desfeitas, as regras do jogo e as mecânicas limitam o poder da realidade. Nesse caso os personagens sabem disso. Em geral as leis da física de nosso mudo tendem a ser respeitadas e são bem conhecidas (podem ser quebradas apenas por efeitos mágicos\sobrenaturais e poderes vindos de outros mundos). Os personagens podem ter noção sobre a existência do véu, mas não tem certeza de como ele funciona em detalhes.
- P:Qual local a aventura vai se passar?
- R:A sede da Onu fica em nova york, os personagens podem ter casas em seus países de origem a devem fazer missões ao redor do globo (e quem sabe além!).
- P:Quais equipamentos modernos vamos usar no cenário, suas proficiências e principalmente os custos?
- R: Todo equipamento dos livros de D&D oficiais e unearthed arcana estão disponíveis, vamos usar também o suplemento "modern handbook" que lista proficiências de armas, custos e características.
- P: Quanto valeria 1 peça de ouro em dólar?
- R: Vamos adotar 1 peça de ouro como 200 dólares.
- P: Há algum departamento da ONU que vá procurar discrepâncias na realidade ou similar?
- R:Sim, o nome é MIB, Maya Investigation Bureau. Vocês são contratados por essa agência.
- P:Descreva como acontecem os Glitches na realidade.
- R: Os personagens entram em uma casa assombrada e lá percebem que certas paredes apresentam formas estranhas como na imagem abaixo, que piscam ora podendo mostrar paredes e ora imagens que tremem. Em geral essas áreas não são possíveis de serem atravessadas a não ser que algum poder e cenário impliquem no contrário. Algumas regras de física ou objetos estranhos podem aparecer em certos locais (mas tais ocorrências dependem do enredo\cenário).
[Regras sobre o véu]
- A magia Visão da verdade permite ver através do véu.
- Visão de Maya: Todo personagem de jogador tem, a princípio, uma certa capacidade de ver sobre o Véu e identificar o sobrenatural e outras coisas mágicas, eles começam com percepção passiva sobrenatural 11.
Mente de Maya: Em geral personagens de jogadores (PJ) nunca se esquecem de coisas sobrenaturais que presenciaram. Além disso podem ver fotos, vídeos e outras mídias que registram tais eventos, desde que passem a dificuldade passiva de percepção do véu. Como exemplo, se um elfo mago lançou uma bola de fogo e foi visto por um PJ, esse PJ tendo a Mente de Maya se lembraria com nitidez disso, mesmo que o resto do mundo reconheça esse evento como um homem jogando uma bomba.
As ideias acima foram dadas pelo amigo Gervásio. - Todas criaturas de outra realidade que são destruídos na realidade do jogo voltam para sua realidade de origem vivas (não destruídas caso sejam mortas vivas) e intactas (efeitos físicos ou mágicos\sobrenaturais negativos que a afetaram enquanto estavam em Maya são dissipados, a não ser que o efeito diga especificamente que continua em outra realidade).
[Criação de Personagem]
Os personagens podem escolher qualquer espécie (raça) e classe de D&D 5° edição de material oficial e unearthed arcana, personagem no nível 3, converse com o narrador sobre regras da casa (homebrew), ou ideias novas para seu personagem, em geral mudanças cosmésticas (que não alteram as regras) são aprovadas, como por exemplo pensar em interpretar um warforged como um robô com inteligência artificial. Durante a criação do personagem pense nas seguintes questões:
- Seu personagem é de uma linhagem que já está na Terra há muito tempo ou veio de outra realidade?
- Como ele se uniu ao grupo de detetives?
- Em que local ele tem uma residência? (se é que tem uma).
Comentários
Postar um comentário